quarta-feira, 2 de novembro de 2016

FIRST IMPRESSIONS // WESTWORLD




Há séries de que gostamos não obstante o tema e há outras de que começamos a gostar, ainda antes do primeiro episódio, por causa do tema. Algumas das minhas séries favoritas abordam temáticas que não me dizem muito, como o narcotráfico ou o mundo da informática (The Wire, Narcos, Halt and Catch Fire,...), o que me faz pensar que é algo secundário às dinâmicas e jornadas pessoais das personagens.

Mas não desvalorizo a importância do tema; aliás, há temas que nos dizem tanto que são eles que nos conduzem a uma série, que nos levam a escolhê-la, entre tantas, e a segui-la, desde o início, com uma atenção especial.

Assim cheguei a Westworld, que abre as portas para um parque de diversões de um futuro não necessariamente distante, habitado por seres com inteligência artificial, que mimetizam seres humanos reais, com histórias, "personalidades" e percursos de vida desenhados pelos seus criadores.

Para além das questões que sempre me fascinaram - tão bem exploradas em filmes como Blade Runner, A.I. Artificial Intelligence, entre outros - e que dizem respeito aos limites (tecnológicos, éticos e morais) da evolução e do uso da inteligência artificial, assim como à eterna questão sobre o que significa realmente ser-se humano, onde começa e termina a humanidade -, a série adensa o fator mistério, com uma espécie de puzzle ou enigma latente e que várias personagens vão desvendando ao longo dos episódios - sendo que este será também o processo da sua autodescoberta.

A seguir - com particular interesse. :)  

2 comentários:

  1. Sinto o mesmo aqui, devoro cheia de satisfação cada episódio! E é como dizes, eu também não me interesso particularmente pelo western, mas não sei se esta não será a minha série preferida de sempre...

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer, sabes que quando ouvi falar da série pela primeira vez, houve qualquer coisa que me "afastou" e acho que foi essa associação do nome aos filmes Western. Mas de facto não tem nada (ou quase nada, vá) a ver com isso. :) Estás mesmo a adorar! ;)

      Eliminar