segunda-feira, 21 de novembro de 2016

WENT TO THE MOVIES // HACKSAW RIDGE





With the world so set on tearing itself apart, it don’t seem like such a bad thing to me to want to put a little bit of it back together.


Muito do que consideramos ser um bom filme tem a ver connosco. A história, que nos diz alguma coisa. Aquela personagem com a qual nos identificamos, ou em que identificamos outros, muitas vezes sem termos noção. As nossas expectativas, o nosso estado emocional, o nosso momento presente.

Fui ver Hacksaw Ridge e saí do cinema de alma cheia, no final de uma semana marcada por acontecimentos – as eleições nos EUA e o desaparecimento de um artista que me diz muito -, mas penso que, ainda assim, o efeito do filme seria sempre avassalador.

Hacksaw Ridge conta a história verídica de Desmond Toss, que ingressou voluntariamente no Exército dos EUA, exercendo o seu direito em não usar armas, com base em crenças pessoais/ religiosas. Desmond foi o primeiro militar, nestas condições, a ganhar a Medalha de Honra pelos atos de coragem e compaixão que revelou durante a 2.ª Guerra Mundial.

É um filme inspirador e tocante, que nos mostra o que uma só pessoa consegue fazer, quando é feita de coragem, integridade, paixão, altruísmo e generosidade, mesmo sem (mais) poderes especiais (curiosamente, o ator fez também de Homem-Aranha).

Não dei pelo tempo passar, o que é mérito da realização de Mel Gibson, assim como cenas mais difíceis, que achei bastante credíveis.

Uma última nota positiva, de versatilidade e carisma, para Andrew Russell Garfield, o ator que é também o amigo de Mark Zuckerberg em The Social Network (2010).

Sem comentários:

Enviar um comentário